BLOG SOBRE VIAGENS, SOBRETUDO EM FAMÍLIA....

Pesquisar

TROCANDO IPHONE COM PROBLEMAS POR OUTRO NOVO NA APPLE

     Em uma das minhas viagens aproveitei para comprar o Iphone 6 Plus (sorte minha, porque depois dessa compra o dólar deu uma disparada inacreditável) em Chicago. Durante quase dois anos ele funcionou perfeitamente, mas depois, misteriosamente, o touch screen dele simplesmente parou de funcionar.

    O problema se iniciou com o aparecimento de algumas faixas verticais no visor, depois o touch começou a travar e, por fim, parou de funcionar. Levei o meu telefone para uma loja (não era autorizada da Apple) que trocava telas, por um custo de R$ 750,00 troquei a tela antiga por uma nova. Saí da loja satisfeita, embora a leitura de digitais não funcionasse mais porque o Iphone somente reconhece a tela original para esse efeito.

    Cerca de 5 dias depois, a tela começou a travar e parou de funcionar, levei o telefone novamente para loja e eles substituíram a tela outra vez. Contudo, no mesmo dia a noite, a tela apresentou o mesmo problema. A solução que chegamos, em comum acordo, foi a de que a loja colocaria a tela original e devolveria meu dinheiro, já que o problema do Iphone provavelmente seria de hardware.

     Como iria viajar em pouco tempo, resolvi fazer a substituição do aparelho danificado por um novo em uma das lojas da Apple de Seattle.

     Para fazer a substituição/reparo você deve fazer um agendamento no Site do Genius Bar, para tanto você escolhe o produto da Apple para o qual quer o suporte (Iphone, no meu caso), escolhe qual o tipo de suporte (no meu caso, reparos e danos físicos) e depois o problema (optei por qualidade de tela ou monitor). 

      Feito isso se abrem diversas possibilidades, a que se deve escolher é levar para reparo. Daí você escolhe a loja que quer levar o aparelho e agenda o horário. Na hora correta você será atendido por um dos funcionários da Apple.

      O problema é que o site da Apple reconhece o IP do computador (ou outro aparelho usado para acessar a internet) é não permite agendar reparos em lojas no exterior. Para resolver esse impasse o que eu fiz foi assim que cheguei no aeroporto de Seattle (com internet de grátis de qualidade) aproveitar para fazer o agendamento. O site reconhece a sua localização e abre as lojas mais próximas, feito isso você escolhe uma e vê os horários disponíveis.

       Quando eu cheguei na loja, vi que várias pessoas tentavam reparos sem o agendamento, mas os funcionários informavam que esse serviço só está disponível mediante agendamento, então eles agendavam um horário e o cliente tinha que esperar, se os horários do dia estivessem lotados eles tinham que agendar para outro dia.

       O funcionário do Genius Bar perguntou o meu nome, viu o horário agendado e pediu para que eu aguardasse 10 minutos, pois tinha chegado mais cedo. Fiquei na loja matando o tempo e no horário correto fui chamada, me levaram até uma grande mesa onde muitas pessoas estavam sendo atendidas e rapidamente um funcionário aproximou-se e se apresentou.

         Contei a ele o problema, ele tentou fazer um reparo do sistema, o que não deu certo (levou cerca de 20 minutos) e me informou que poderia trocar meu telefone por outro novo, do mesmo modelo, pelo valor de U$ 329,00. Aceitei a oferta e em segundos estava com um telefone novo em mãos. Argumentei que meu telefone era unlocked e ele disse que a Apple, em sua trocas, fornece apenas aparelhos idênticos aos anteriores, portanto o meu seria unlocked também.


     Eles ficam com o aparelho antigo e lhe entregam um novo, sem caixa, fone de ouvido ou carregador. 

       Assim que coloquei o chip do Brasil, uma mensagem informou que o mesmo era incompatível e que eu devia procurar minha operadora ou entrar em contato com a Apple. Questionei ao funcionário que estava me atendendo se o telefone era mesmo unlocked e ele disse que sim e pediu para que tentasse desbloquear o telefone através do Itunes. Tentamos e a mensagem continuava a aparecer. Ele chamou um funcionários sênior que me informou que a mensagem aparecia porque eu não tinha desbloqueado a minha linha para uso no exterior. 

      Como estava cansada da viagem não raciocinei direito e segui meu roteiro, mesmo com algo me dizendo que eu teria problemas com o telefone. Curti a viagem, bati muitas fotos com o telefone, acessei a internet. Tudo perfeito.

      Quando cheguei ao Brasil a primeira coisa que fiz foi colocar o chip da minha operadora, e para minha surpresa a mensagem de chip não autorizado apareceu de novo. Fiquei tão triste que meu marido tentou me consolar dizendo que pelo menos o aparelho funcionaria como um tablet.

       Em busca de uma solução para o meu dilema, agendei uma ligação pelo site da Apple (super rápido e prático), logo depois uma atendente me ligou, e disse que não conseguia localizar meu aparelho novo pelo IMEI (código que fica na parte posterior do aparelho), então eu teria que enviar a nota fiscal dele para o e-mail da Apple e que possivelmente meu aparelho era bloqueado e o prazo para solução do problema seria de 5 dias úteis. 

      Tocada pelo meu desespero de ficar cerca de 7 dias sem telefone, a atendente agendou uma nova ligação após dois dias. 

     Dois dias depois, uma simpática atendente do setor especializado me informou que o problema com o meu celular era que o funcionário da loja de Seattle não tinha vinculado meu telefone novo ou antigo, então por isso ela não existia para a Apple, ela realmente não era bloqueado. Ela me pediu mil desculpas e disse que resolveria logo o problema e forneceu seu e-mail para entrarmos em contato. De fato, em menos de uma hora meu telefone estava funcionando perfeitamente.

        Escrevi este post para elucidar dúvidas sobre a troca de aparelhos, que são muitas, eu mesma tinha um monte delas. O processo é fácil e sem burocracia, eles mal olham o aparelho antigo, o meu estava até fora da garantia. Também queria deixar claro que problemas podem ocorrer, mas que existe solução para eles e a Apple foi bem cordial e competente comigo.

      





      

Nenhum comentário:

Postar um comentário