BLOG SOBRE VIAGENS, SOBRETUDO EM FAMÍLIA....

Pesquisar

CASAPUEBLO

CASAPUEBLO


Quando estava montando o meu roteiro do Uruguai, pesquisei algumas atrações mais voltadas para as crianças, assim a viagem fica mais interessante tanto para mim quanto para eles. Viajar em família é saber adequar os interesses e necessidades de todos os membros.

Então, eis que surge a Casapueblo, localizada à 26km de Punta Del' Leste, em Punta Ballena. Como Punta Del' Leste já estava no nosso roteiro, embora estivéssemos viajando no inverno, achei que era uma ótima ideia fazer esse afago nos meninos.

A antiga moradia de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Paéz Vilaró, uma construção que lembra as casas gregas de Santorini, virou um ponto turístico que reúne museu, loja, galeria de arte, restaurante e hotel com 12 suítes e 56 apartamentos, com seus terraços voltados para o mar. Ela serviu de inspiração para o nosso conterrâneo ilustre Vinícius de Moraes compor a canção "A Casa", uma das músicas preferidas da minha filha.


Antes de visitarmos o lugar contei a história da casa e de como ela serviu de inspiração para a composição da música "A Casa" para os meninos. Isso serve para prepará-los para a atração e criar vínculos com ela. Antes de chegarmos ele já estavam ansiosos.

Quando a visitei, o horário de funcionamento era das 10:00 às 18:00 e o ingresso custava U$ 6,00.

Antes de se chegar à casa fica a famosa parede dando boas-vindas aos visitantes.



A casa é mais visitada perto do por-do-sol, como ela fica à beira de um penhasco de frente para o mar o visual é inesquecível no crepúsculo. Várias pessoas se reúnem ali todos os dias para desfrutar desse visual. No momento em que o sol vai se pondo, todos os dias, um poema de Carlos Paéz, lido pelo próprio, ecoa pelo local. O Poema é um despedida para o Sol, o astro que motivou a construção do local.

A construção começou em 1958 ao redor de uma casinha de lata usada por Carlos Vilaró como ateliê. Posteriormente a casa de lata foi demolida e construída outra de madeira e, dois anos depois, começou a ser coberta com cimento e cal. A intenção do uso do branco da cal era contrastar com azul do céu e do mar. A partir desse momento a obra de arte habitável passou a ser esculpida à mão, razão pela qual a construção não possui uma linha reta sequer.

Por ser construída aos poucos, a casa ganhou ares de labirinto. Porém seu idealizador disse ter se baseado nos ninhos do joão-de-barro.

Como tínhamos alugado carro não tivemos maiores problemas em chegar ao local, como era começo de inverno não havia muitos visitantes, embora estivesse fazendo sol, o dia estava frio e ventava muito local, afinal estamos num penhasco à beira-mar.

Para quem vai com crianças a dica é mantê-las sempre próximas, os terraços não tem proteção e ficam à beira do penhasco e tem diversas obras espalhadas pela casa. Então, todo cuidado é pouco.



O acesso aos visitantes fica restrito a alguns lugares, afinal aqui funciona ainda um hotel e é a moradia do artista. A partir de um grande gramado do lado de fora da Casapueblo é possível avistar toda a construção.

Perto da Casapueblo fica o famoso mirante, para chegar até basta seguir pela Rambla Panoramica até o seu final. O Mirador de Punta Ballena tem vista para os dois lados da Península. Também é possível ver, ao fundo, os prédios de Punta Del Leste.

Não espere muita coisa do Mirante além da paisagem hipnotizante, não existe ali uma grande obra de engenharia como se pode ver na foto.







Como dá para perceber na foto, no Mirante o vento estava ainda mais forte e frio, mas a beleza do lugar compensou o desconforto térmico, tanto é que nos sentamos no peitoril para admoirar a vista por um tempo. Uma das vantagens de se viajar é reservar um tempo para apenas ver o mundo ao lado das pessoas que amamos, sem muita pressa e expectativas.

A Casapueblo e o Mirante de Punta Ballena, foram um dos pontos altos da nossa viagem ao Uruguai. Eles entram na lista daqueles lugares mágicos que nos fazem querer sempre viajar e ficam guardados na nossa memória para sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário