BLOG SOBRE VIAGENS, SOBRETUDO EM FAMÍLIA....

Pesquisar

ESTACIONANDO EM SEATTLE - PARQUÍMETRO

     Tudo aquilo que não faz parte da sua rotina, a primeira vista, parece ser muito complicado. Estacionar fazendo o uso de parquímetros sempre me pareceu coisa de outro mundo, afinal, aqui no Brasil esse mecanismo não é usado, pelo menos eu nunca me deparei com um em minhas andanças.

        A primeira vez que utilizei um parquímetro foi em Orlando, nas imediações do Lake Eola. O fato é que todo o procedimento é meio que dedutível e você o completará sem maiores problemas.

         Em minhas andanças descobri que o sistema adotado nos parquímetros varia muito de cidade a cidade.
  
      Seattle, embora seja uma cidade grande, não tem um grande fluxo de pessoas o que torna estacionar nas ruas no centro da cidade uma tarefa fácil, inclusive estacionar bem próximo das atrações turísticas.

        Estacionamentos públicos também estão espalhados por todos os lugares, a dica que dou para aqueles que querem estacionar é chegar cedo, pois a grande maioria deles tem promoções para quem acordar mais cedo (early bird - algo como pássaro da madrugada) ou ir no final da tarde, onde também ocorrem muitas promoções.

       No primeiro em Seattle fizemos uso de um estacionamento público perto do Westlake Center, como chegamos antes das 9:00am, aproveitamos a tarifa mais barata dos early birdies (U$ 10,00 até às 5:00pm).

     O estacionamento era um prédio de vários andares, bem antigo, sem elevadores ou luxo. Estacionamos no sexto andar, único local ainda com vaga, e tivemos que descer tudo de escada. Quando chegamos no térreo, descobrimos que havíamos cometido a nossa primeira mancada da viagem.

     Não havia ninguém no local, apenas 3 máquinas, rodei o estacionamento e encontrei um funcionário que me explicou que deveria digitar na máquina o número da minha vaga, selecionar as horas que ficaria no local e pagar, simples assim... O problema é que não sabíamos o número da vaga em que havíamos estacionado o nosso carro. Meu marido se ofereceu para subir os seis lances de escada e pegar o bendito número, depois descer tudo de novo.

        O sistema dos estacionamentos é muito fácil, basta digitar a vaga, escolher a opção (a nossa foi early bird), pagar (dinheiro ou cartão) e imprimir o recibo. Um detalhe que me chamou a atenção é que ninguém confere o recibo, você entra e sai na base da confiança, mas todos que eu vi utilizarem o estacionamento efetuaram o pagamento, assim como deveria ser em todos os lugares, uma pena que isso não fosse funcionar aqui no Brasil.

         Quanto aos parquímetro, achei que em Seattle eles são a melhor opção, pois é fácil achar vagas bem próximas a todas as principais atrações.

        As vagas ficam delimitadas nas ruas e uma placa informa o máximo de horas que você pode ficar estacionado naquele local. Quanto mais próxima a vaga for de uma atração turística o tempo de permanência é menor, o parquímetros que utilizamos nessa viagem variavam de 2 horas de permanência a até 8 horas.

        Escolhido o local basta você estacionar dentro das marcações da vaga e se dirigir ao parquímetro para efetuar o pagamento e receber o comprovante. O parquímetro aceita moedas (inclusive de cents) e cartão de crédito. Aproveitamos para nos livrar de um monte de moedas de 1 cent e 5 cents.

        Se for pagar com moedas, a medida que elas vão sendo colocadas o display do parquímetro lhe mostrará o tempo de permanência pago, caso opte por cartão de crédito, escolha o tempo de permanência e efetue o pagamento. Feito isso a máquina imprimirá um recibo adesivo. Você deve descolá-lo e utilizar a parte de trás, que tem cola, para afixá-lo no vidro do carro. Abaixo você pode ver as fotos que eu bati do recibo, para facilitar a compreensão do mecanismo.








         Conforme a parte traseira do recibo (foto acima) informa, há um padrão que se deve seguir para colar o recibo no vidro, caso contrário o mesmo não será válido. Se você estacionar paralelamente ao meio-fio, o recibo deve ser afixado na janela do carro que ficar do lado da calçada. Se estacionar em ângulo, o recibo deve sempre ser afixado na janela do motorista.

     Como estacionamos paralelamente ao meio-fio, colamos o recibo na janela que dava para a calçada, veja a foto abaixo.


    A fiscalização é intensa, diversas vezes vimos policiais conferindo e multando os carros estacionados na rua. Por isso, não recomendo que não efetuem o pagamento ou deixem o prazo de permanência extrapolar.

     Caso tenha ficado alguma dúvida, fiz um filme demonstrando como se deve proceder, basta colocar moedas até chegar ao tempo desejado e imprimir.



            Agora é só estacionar e curtir a belíssima cidade de Seattle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário