BLOG SOBRE VIAGENS, SOBRETUDO EM FAMÍLIA....

Pesquisar

PASSEANDO EM BOSTON/CAMBRIDGE - HARVARD

Sempre tive vontade de conhecer a cidade de Boston e a proximidade dela com Nova Iorque, meu destino nesta viagem, tornou viável esse sonho. Entretanto, justamente à época da nossa viagem, os Estados Unidos estava enfrentando uma das suas piores nevascas, Nova Iorque e Boston estavam afundados na neve. O que fazer? Deveríamos abortar a viagem já que iríamos de carro?

Depois de muita pesquisa sobre o clima e estado das estradas decidimos seguir viagem, afinal seriam apenas 3 horas de carro de Nova Iorque a Boston. Devidamente encasacados, e aquecidos seguimos para nosso destino: a bela cidade de Boston.

Embora as duas cidades sejam próximas, não poderiam ser tão diferentes. Fundada pelos ingleses em 1630, Boston é uma das cidades americanas mais antigas e durante o império britânico foi o mais importante centro cultural dos Estados Unidos, permanecendo ainda hoje como expoente cultural estadunidense.

Na verdade Harvard e MIT ficam em Cambridge, cidade vizinha à Boston, mas é quase impossível se perceber quando uma começa e a outra termina.

Harvard foi fundada em 1636, sendo portanto a Universidade mais antiga dos EUA. Nela se formaram 8 presidentes dos Estados Unidos e tem como filiados mais de 150 ganhadores de prêmio Nobel.

Estacionamos sem dificuldades e após uma caminhada nos deparamos com a estátua de John Harvard, o grande benfeitor da faculdade. Ela é conhecida como a estátua das três mentiras: primeiro porque dizem que o rosto da estátua foi baseado em um estudante e não em John, já que todas as suas fotos foram queimadas em um incêndio; segundo porque os dizeres da estátua dizem que ele foi o fundador de Harvard quando na verdade ele foi o maior benfeitor e doador, mas não seu fundador; Por último o ano gravado como sendo o da fundação da universidade é 1638, quando deveria ser 1636.


Existe uma outra lenda sobre a estátua que diz que os alunos que tocarem o seu pé serão aprovados com boas notas. Muitos vistantes acreditam que tocar o pé esquerdo de John trará sorte, verdade ou não fomos lá tocar o seu pé esquerdo.

Uma curiosidade para os pais de pequenos é que no centrinho comercial de Harvard fica a única loja do mundo do George o Curioso, o simpático chimpanzé criado pelo homem do chapéu amarelo, parada obrigatória. Minha filha adora o desenho e gostou muito de entrar na loja.

Harvard é uma verdadeira cidade, grande o bastante para fazer com que nos perdêssemos entre os diversos prédios de tijolos vermelhos que dão um charme especial ao lugar, O vai e vem de estudantes torna o passeio ainda mais interessante.


Acho que se não fosse o frio cortante daquele dia, gastaríamos ainda mais tempo andando pelo campus.


A biblioteca do campus é a terceira maior dos Estados Unidos e seu nome, Widener Library é uma homenagem a um estudante morto no Titanic que teve todos os seus livros doados.

Os portões de Harvard ficam abertos de segunda à sábado de 09:00am às 5:00pm e existem vários tour guiados (mas nenhum em português) que devem ser reservados com antecedência. Como estávamos com crianças achamos que não valeria a pena, seria melhor caminhar a toa pelo campus.


Embora o frio fosse intenso os meninos curtiram o passeio.


Embora já tivéssemos visto o campus de Harvard em vários filmes, só mesmo estando lá você tem dimensão da real grandeza do lugar. A biblioteca, as faculdades, o dormitório.

Ao lado da Universidade fica o Harvard Square que é o centrinho onde fica a loja do George o Curioso e também diversos cafés e lojas charmosas. Tudo muito organizado e bem movimentado. Lanchamos em uma hamburgueria deliciosa que não me recordo o nome.

Achei o passeio ainda mais incrível do que havia imaginado, de lá seguimos para o MIT, que será assunto de outro post. Espero visitar Harvard outras vezes, em um clima menos rigoroso de preferência.






Nenhum comentário:

Postar um comentário