BLOG SOBRE VIAGENS, SOBRETUDO EM FAMÍLIA....

Pesquisar

CADILLAC RANCH - AMARILLO - TEXAS

CADILLAC RANCH - TEXAS


Meu marido tem um gosto apurado por lugares um tanto exóticos, por insistência sua adicionamos ao nosso roteiro a cidade de Amarillo, que fica perdida em pleno deserto Texano.

E o que essa cidade tem de especial, três coisas: fica na famosa Route 66, é o lar do famoso restaurante The Big Texan e do Cadillac Ranch. Por causa dessas duas atrações meu marido cismou em conhecer o lugar. Desejo atendido.

O Cadillac Ranch é uma "Roadside Attraction", ou seja, uma daquelas atrações a beira da estrada que servem para colocá-la na rota turística e atrair visitantes.

Ele fica em plena Rota 66, a oeste de Amarillo, e foi criada e executada por um grupo de art-hippies de São Francisco, Chip Lord, Hudson Marquez e Doug Michels, que se intitularam de Ant Farm e bancada pelo bilionário Stanley Marsh 3 que queria um local público que colocasse Amarillo na mira dos turistas.

Então 10 cadillacs foram levados a uma das terras de Stalney Marsh 3 e enterrados até a metade, de nariz para baixo, sob o mesmo ângulo da Grande Pirâmide de Giza. Os carros seguiram uma linha representando a evolução do automóvel desde 1949 até 1963.

Os modelos são os seguintes:

. 1949 Cadillac Club Coupe
. 1950 Cadillac Series 62 Sedan
. 1954 Cadillac Coupe de Ville
. 1956 Cadillac Series 62 Sedan
. 1957 Cadillac Sedan
. 1958 Cadillac Sedan
. 1959 Cadillac Coupe
. 1960 Cadillac Sedan (Flat Top)
. 1962 Cadillac 4 Window Sedan
. 1963 Cadillac Sedan

Isso foi em 1974, quando eu ainda nem era nascida. As pessoas começaram a parar na auto-estrada para ver os carros e costumavam pintar os carros os levar pedaços da carroceria como souvenir, Slanley era tolerante com essa desconstrução da arte.

Décadas se passaram, e os caddilacs estão totalmente grafitados, alguns bem deteriorados, mas ainda assim intrigam os viajantes, uma horda de carros para para se dirigir ao local e bater fotos.

E hoje, o Cadillac Ranch é uma das atrações mais populares da Rota 66. Ele faz parte do ritual dos viajantes dessa famosa estrada, é um verdadeiro marco dela. Isso pode ser facilmente notado pela quantidade de idiomas diferentes pronunciados pelos visitantes.

Ela fica um pouco afastada da cidade, mas nada muito longe.


DICA: Essa atração é citada na animação Carros da Disney e em uma canção de Bruce Springsteen, no albém The River de 1980 (ano em que eu nasci).

O dia que escolhemos para visitar o Cadillac Ranch era o Dia de Ação de Graças, talvez por isso não estivesse tão lotado como nos outros dias. Ele fica no meio do deserto Texano, sem nada próximo e pode ser facilmente avistado da estrada.

Eu, sinceramente, esperava um pouco mais do lugar, achei com jeito de largado e um pouco deteriorado, mas dizem que esta é a graça do local. Muitos dos que visitavam o Cadillac Ranch portavam latas de spray e deixavam suas marcas nos carros, batiam fotos e seguiam viagem.

Meu marido e filho adoraram o local e até a pequenina correu de um lado para o outro encantada com aqueles carros enterrados de cabeça para baixo, afinal não é todo dia que se vê 10 caddilacs enterrados e vandalizados. Então, me rendi de vez ao local.

O dia estava frio, o que, para mim, era um contraste muito interessante com a aridez do local, Amarillo é rodeado por essa terra escura, uma paisagem muito diferente da que vimos no resto dessa viagem, mas de uma beleza encantadora.

Enfim, agradeço à teimosia do meu marido de conhecer esse local, pois se não fosse ele não teríamos conhecido essa cidade tão interessante e diferente de tudo que estamos acostumados a visitar nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário