BLOG SOBRE VIAGENS, SOBRETUDO EM FAMÍLIA....

Pesquisar

PLANEJANDO A VIAGEM

Planejar a viagem é ao mesmo tempo desafiador e maravilhoso. Sempre digo que minha viagem começa na fase de planejamento, é nela que estabeleço as prioridades a serem visitadas, os restaurantes e lanchonetes imperdíveis, as roubadas de turistas, onde se hospedar, se devemos alugar um carro e qual carro eleger, o tempo em cada cidade e até os possíveis pontos de paradas.

É claro que muita vezes nos sentimos inseguros e achamos que a melhor opção é contratar tudo por intermédio de uma agência de turismo. Eu fiz isso em minha primeira viagem internacional (Buenos Aires), contratei o pacote completo só para descobrir que o hotel não era tão bem localizado e que os passeios contratos não combinavam com meu estilo. 

Durante toda a minha viagem tive a sensação de que não estava aproveitando o bastante a cidade e de que coisas importantes estavam sendo deixadas de lado enquanto eu me focava nos passeios extremamente turísticos.

Mas, vejam bem, isso não é uma crítica àqueles que optam pela segurança e facilidade das agências de turismos e seus pacotes completos, é apenas um conselho para se pensar um pouco mais fora da caixinha.

Feitas essas considerações vamos ao planejamento em si. 

O primeiro passo é escolher o destino, nesse ponto também podemos tentar fugir do óbvio, por exemplo: os Estados Unidos tem diversas outras cidades excelentes para se visitar além de Miami, Orlando e New York. Claro que essas cidades são ótimas opções, eu adoro as duas últimas e sempre digo que não me cansarei nunca de visitá-las.

Escolhido o destino, temos que considerar o período de estadia e a rota (caso se trate de uma viagem a mais de uma cidade). Nesse ponto o google.maps é o nosso melhor aliado, tanto para o cálculo das distâncias entre as cidades a serem percorridas como para localizar e explorar as redondezas dos hotéis.

Quando vou escolher os hotéis sempre uso os sites do hoteis.com e booking.com. Existem diversos outros como decolar, submarino, etc., mas, pela minha experiência, os dois primeiros são imbatíveis. Já os usei em diversas ocasiões e nunca tive nenhuma espécie de problema com ambos.

Uma vez tinha reservado um apart hotel no Chile através do site do booking e um dia antes da viagem recebi um telefone dos operadores do site avisando que não haviam mais quartos disponíveis e que em razão do ocorrido poderia escolher outro hotel na localidade, inclusive mais caro, que o booking manteria o preço do anterior. 

O site me ganhou nesse momento, problemas sempre existirão, entretanto o que diferencia os comerciantes é o modo como os resolvem e o booking foi muito profissional nesse ponto.

Em relação aos hoteis.com nunca houve qualquer incidente e eles tem um programa de pontos em que você recebe uma diária grátis a cada dez dias de hospedagem (o valor do bônus é a média das dez diárias compradas).

Uma dica que eu dou, especialmente em se tratando dos Estados Unidos, é que nem sempre é bom negócio se hospedar nas grandes cidades, além dos hotéis serem mais caros e menores, elas tendem a ficar vazias a noite e nos finais de semana já que a grande maioria das pessoas mora nos subúrbios. New York e São Francisco são exceções, nelas o ideal é se hospedar nos grandes centros mesmo.

Ultrapassada a fase dos hotéis vamos ao aluguel de carro. Embora muitos venham lhe dizer que não é preciso alugar carro, para quem viaja em família, como é o meu caso, ou para quem quer mais mobilidade e conforto, ele é imprescindível. Isso vale para qualquer canto do mundo, alugamos carro nos EUA, Europa e América do Sul e sempre foi a melhor opção.

Os melhores sites para se alugar carro são decolar.com e priceline.com, sendo que o primeiro aceita parcelamento.

O decolar.com também é muito bom para se comprar ingressos para os parques de Orlando e outras atrações.

Bom, esses são os primeiros passos para se planejar uma viagem dos sonhos....

         


Nenhum comentário:

Postar um comentário