BLOG SOBRE VIAGENS, SOBRETUDO EM FAMÍLIA....

Pesquisar

MONTEVIDÉU - DIA 2

Roteiro – Montevideo 

2 DIA 

1. PALÁCIO LEGISLATIVO 
EndAv de Las Leyes, s/n 
Horário: Seg/Sex 9h-16h (a entrada é pela Av. General Flores) – Visitas guiadas 10h:30 e 15 
Entrada: U$ 3,00 

Grandioso prédio de neoclássica, construído no início do século XX (1908-1925) em homenagem ao centenário da Declaração da Independência Uruguaia (1830). Em 1975 foi elevado a categoria de Monumento Histórico Nacional. A construção foi assinada pelo arquiteto italiano Gaetano Moretti. Nos dias atuais abriga a câmara dos deputados e a câmara dos senadores. 

O prédio é dividido em 6 partes, são elas: 

. Vestíbulo de Honra | entrada principal do palácio, em destaque as duas colunas de granito vermelho (maciças) de 6,20m de altura. 
. Salão dos Passos Perdidos | este salão divide simetricamente o palácio, de um lado os deputados e do outro o senado. Em destaque a ata original da Declaração da Independência de 1825. 
. Salão de Festas | aqui são realizados eventos protocolares e eventos. Em destaque o teto folheado a ouro em estilo barroco bizantino. 
. Câmara dos Senadores | composta por 30 senadores e o Presidente do Senado. Em destaque o lindo vitral italiano com formato de sol nascente. 
. Câmara dos Deputados | composta por 99 deputados e presidida por um dos mesmos. Em destaque os móveis em madeiras europeias e o vitral com o emblema nacional. 
. Salão Central da Biblioteca | essa é a segunda maior biblioteca do Uruguai com aproximadamente 250.000 volumes e pela manhã está aberta ao publico em geral. 
Destaque para o trabalho em madeira assinado por italianos. 


2. MUSEU HISTÓRICO NACIONAL – COMPLEXO 
EndCalle 25 de Mayo 
Horário: Seg/Sex 11h-17h Sab 11h-16h 
Entrada: Gratuita 

O local é formado por um conjunto de mansões seculares, são elas: 

.Casa de Rivera – caso do 1º presidente do Uruguai Gen. Fructuoso Rivera 
. Casa de Lavalleja – casa do General Juán Antonio Lavalleja, libertou o Uruguai do Brasil 
. Casa de Garibaldi – pensão de Giuseppe Garibaldi e Anita 
. Casa Montero/Museo Romântico – preserva o estilo romântico do século 19 
. Palácio Taranco – arquitetura e muita arte nesse lugar 

Tudo em um só lugar e por esse motivo é bom deixar um espaço de tempo considerável para essa visita. 

3. PLAZA ZABALA 
End.: 1 quadra da Casa Rivera entre as Calles – Zabala X Colon X Sarandi X 25 de Mayo 
Horário: 24h, todos os dias 
Entrada: Gratuita 

Essa pequena e aconchegante praça tem o nome do fundador de Montevideo – Bruno Mauricio de Zabala. Curiosamente, possui um formato oblíquo, distorcendo totalmente do perfeito xadrez das ruas do bairro da Ciudad Vieja. São destaques dessa praça: os jardins com ares parisienses, os trechos de trilhos e portões. Para chegar até o Mercado del Puerto: saindo da Plaza Zabala, caminhe pela Calle Sollis 3 quadras, vire a esquerda na Calle Piedras, na segunda quadro você irá avistar o Mercado. 

4. MERCADO DEL PUERTO 
EndRambla 25 de Agosto, em frente ao Puerto de Montebideo 
Horários: Todos os dias até as 18h 
Entrada: Gratuita 

Esse bonito prédio de arquitetura inglesa foi inaugurado em 1868. Originalmente foi construído para abrigar o Mercado Municipal da cidade de Montevideo e hoje é palco dos melhores restaurante especializados em um excelente “asado” uruguaio. O Mercado del Puerto só funciona para almoço, até as 18h. Os restaurantes localizados do lado de fora do mercado funcionam também para jantar. 

Podemos destacar como uma dos melhores do local o El Palenqueque serve bons pratos como lomo e cordero, no entanto um dos mais caros. Um bom filé na casa de UYU$ 380,00 Cordeiro em média UYU$ 260,00 e uma Cerveja Patricia UYU$100,00. Vale muito à pena chegar, comer e curtir o Mercado até a hora de fechar. 

5. MUSEU DEL CARNAVAL 
End. Rambla 25 de Agosto, ao lado do Mercado del Puerto 
Horário: Ter/Dom 11h-17h 
Entrada: UYU $ 40,00 (cerca de R$ 4,00 – terças grátis) 

Carnaval para se comparar o do Brasil não existe, mas nem por isso o carnaval no Uruguai é pouco celebrado, eles gostam dessa festa. Maior prova é que fizeram um museu para homenagear o carnaval. Após o almoço curta esse museu, é bem legal. 

6. ESCOLLERA SARANDI 
|End: Final da Calle Sarandi com a Rambla Francia, ao lado do Terminal Cuenca del Plata 
Horário: 24h 
Entrada: Gratuita 

O local é muito freqüentado por pescadores, conhecido aqui no Brasil como “Espigão” ou “Titan” ou “Quebra Mar”. Dizem que a vista do lugar no final de tarde é bem bonita. Aproveite e tire boas fotos. 

OU 

1-A. FORTALEZA GENERAL ARTIGAS (EL CERRO) 
End: Localizada no Cume do El Cerro, do lado oposto à baia do Rio Prata 
Horário: Ter/Dom 11h-17h 
Entrada: UYU $ 20,00 (cerca de R4 2,00) 

A Fortaleza del Cerro como é chamada, foi construída em 1811 e deixa o marco de ser a ultima construção militar efetuada pela coroa espanhola em solo uruguaio. A fortificação foi totalmente restaurada em 1930 e declarada como Monumento Histórico Nacional. O exercito é responsável pela manutenção dos 700m² da fortaleza construída de pedra e cal. Atualmente abriga também o museu de armamentos do General Artigas e uma exposição histórica militar do Uruguai. 

1-B. JARDIM BOTÂNICO 
End: Avenida 19 de abril 1181 
Horários: 7h-18h 
Entrada: Gratuita 

O Jardim não é muito visitado por turistas, mas sim por locais, principalmente os moradores do bairro do Prado (lindo bairro!). Sem dúvida é um local para contemplar a natureza, caminhar ou se sentar em um dos banquinhos e curtir o momento. O bairro onde fica o jardim é uma atração a parte, sendo um dos bairros mais arborizados de Montevidéu. 


2. MUSEU BLANES 
End: Avenida Millan 4015 (bem próximo ao jardim botânico) 
Horário: Ter/Dom 12h15-17:45h 
Entrada: Gratuita 

O Museu contempla a historia do Uruguai, suas batalhas e a vida do homem gaúcho, pelas mão do artista uruguaio Juan Blanes. O casarão onde se encontra o museu é um charme, com arquitetura clássica. Em resumo, merece uma visita e boas fotos. 

3. JARDIM JAPONÊS 
End:  Avenida Millan 4015 (fundo do jardim botânico) 
Horário: Ter/Dom 12h15-17:45h 
Entrada: Gratuita 

O jardim possui cerca de 2000 m² e foi planejado pelo paisagista Haruho IedaHá. Por lá você vai encontrar muitas coisas interessantes, tais como: cascatas, ilhas, pontes, estradas de pedras, bancos para a sombra e uma variedade de espécies de lindas plantas. Excelente local para caminhar e tirar boas fotos. 

4. LA ROSALEDA, O ROSEDAL 
End: localizado no Bairro Prado, entre as Av. Agraciadas, Lucas ObeJoaquín SuárezLuis Alberto de Herrera e as Ruas Castro e José María Reyes 
Horário:7h-18h 
Entrada: Gratuita 

Em 1910 mais de 12 mil rosas foram importadas da França para compor esse lindo espaço, com 300 tipo de variedades diferentes de todo o mundo. O local é muito agradável, possui vários banquinhos para descansar e uma exposição de fotos ao ar livre. 

5. ESTÁDIO CENTENÁRIO 
End: Av. Dr. Americo Ricalsoni Montevideo 11400 
Horário: Qua/Sex 10h-18h e Sab/Dom 10h-14:30 
Entrada UYU $ 80,00 (cerca de R$ 8,00) 

6. PARQUE RODÓ 
End: Fica entre a Av. Gonzales Ramirez, Av. Julio Herrera, Av. Sarmiento e Rua Dr. Luis Piera 
Horário:24h 
Entrada: Gratuita 

Esse é o parque mais bem frequentado da cidade. Foi criado em 1896 e ocupa uma área de 43 hectares, mas a área que envolve toda a região do parque mede em torno de 85 hectares. Por lá você vai caminhar, andar de pedalinho, se divertir no parque de diversões, namorar, comer um gostoso churros, apreciar o rio da prata… E um local para curtir sem pressa. Nas redondezas existem muitos restaurantes legais.  

7. BAIRRO DE POCITOS 

Uma das melhores pedidas para você curtir após o Parque Rodó é o bairro de Pocitos. A região é muito moderna, com lindas casas e por lá fica a praia mais famosa de Montevidéu. Aproveite para curtir os excelentes restaurantes com bons preços e se tiver um tempinho sobrando no final do dia, aprecie o por do sol na Rambla de Pocitos. 

8. MONTEVIDEO SHOPPING 
End: Av. Dr. Luis Alberto de Herrera, 1290 
Horário:: 10h-22h 

Localizado no bairro de Pocitos, o Montevideo Shopping foi o primeiro da cidade, inaugurado em 1985. Possui mais de 200 lojas, teatro, cinemas, um amplo espaço para as crianças, praça de alimentação e um cassino. 


DIA 3 

Vamos conhecer Punta del Este, o balneário mais luxuoso do Uruguai, localizado a 130 km da capital, numa viagem de aproximadamente 1:30h que também possui dois pedágios em cada sentido. 

O nome significa “Ponta do Leste” e descreve a situação exata do lugar: na extremidade oriental do Uruguai. A pontinha da península marca a divisão entre o Oceano Atlântico e o Rio da Prata. 

A primeira parada pode ser na península de Punta Ballena, pouco antes de chegar em Punta. É lá que se encontra a Casapueblo (10h-16:45 - Carlos Paez Vilaró), uma das construções mais emblemáticas do país, construída pelo artista uruguaio Carlos Paez Vilaró. A casa é uma mistura de hotel, restaurante, museu e galeria de arte, onde estão expostas dezenas de obras do artista que a criou. 



Bem próximo à casa, na ponta da península, está o Mirador de Punta Ballena, um mirante com vista panorâmica que permite visualizar ao fundo a cidade de Punta del Este e várias praias da região. 

O passeio deve seguir em direção a Punta, visitando todas as atrações ao longo da costa, começando pela Playa Mansa e pelo Puerto de Punta del Este. Em seguida, ao chegar na ponta da península, vale a pena visitar o “coração” do bairro, onde está o Farol de Punta del Este e a Iglesia de la Candelaria. 





         Voltando para a beira do mar, a próxima parada é no início da Playa Brava, onde está localizado o principal cartão-postal da cidade, o Monumento Los Dedos. É preciso ter um pouco de sorte para conseguir uma boa foto com poucas pessoas ao redor, pois o local está sempre cheio de turistas. 

Antes de conhecer o centro de Punta, vale a pena dirigir por toda a orla da Playa Brava até o início do distrito de La Barra, para conhecer a Puente Leonel Vieira, duas pontes gêmeas com pista num formato ondulado. Na volta para a cidade, vale a pena também passear pelas ruas do bairro das mansões, repleto de casas luxuosas. 

No centro de Punta, uma sugestão é visitar o Mirador La Vista, um mirante giratório localizado junto a um restaurante, no último andar do edifício Torreon. Infelizmente ele fica fechado durante o inverno. O centro também possui as principais ruas de compras da cidade, como a Av. Gorlero. 

Outro ponto interessante é a âncora que simboliza a divisão do oceano e do Rio da Prata. 

O passeio em Punta del Este pode terminar no famoso Casino do Hotel Conrad, que possui centenas de máquinas de jogos, que só aceitam notas de dólar. O acesso ao local é gratuito e permitido apenas para maiores de 18 anos a área de jogo. 


DICAS 

. Táxis são baratíssimos. 

. Shopping Puta Carretas: é interessante porque foi construído em uma antiga prisão. A fachada é um prédio histórico, austero, em contraste com as lojas modernas e arquitetura jovial do interior. 

. Provar o famoso alfajor de coco, panchos (cachorro quente com uma salsicha clarinha e bem comprida) e chivito (enorme sanduíche feito com uma fina camada de carne e vários acompanhamentos a sua escolha). 

. Provar o sorvete do La Cigale, em especial o sabor Chocolate Split (chocolate meio amargo com doce de leite), Tiramissu e Café Diet. 

. No Mercado Del Puerto podemos optar, ainda, pelo La Maestranza, com um preço mais amigo, pedir uma paella (deliciosa e bem servida) e churrasco de cordeiro. 

. Provar os doces do El Louvre (Perez Castillano, 1467,  Cuidad Vieja, Montevideo) 

. Provar o medio y medio: tradicional drink uruguaio feito com vinho branco e espumante, para tomar antes ou depois da refeição. Um dos mais famosos é o do Roldòs, no Mercado Del Puerto, que também vende a garrafa, mas é alvo de algumas críticas. 

. Provar a torta de alfajor e milk shake de doce de leite do restaurante Café Oro del Rhin (Plaza Cagancha, Centro) 

. Os gastos com restaurantes e com aluguel de carro tem parte do imposto (IVA) devolvido quando pagos com cartão de crédito, pouco mais de 10%. 

. As estradas são boas, os pedágios baratos e a gasolina carinha. 

. É comum encontrar wi-fi aberto nas ruas, restaurantes e hotéis. 

. O aeroporto também tem wi-fi grátis. 

. Os restaurantes não incluem o 10% nas contas. 

. Levar adaptador de tomada. 

. Em Punta del Leste visitar a fábrica de Doce de Leite Lapataia, um ótimo programa para crianças. 

. Em Punta del Leste comer no restaurante La Huella. 

. Em Pocitos comer no Fellini Ristobaretto: bom e barato. Especializado em massas. Rua Benito Blanco 3408, esquina com Jose Marti. 

. Passar na Pan Caliente comprar doces e salgados e ir para a praia de Pocitos curtir o por do sol. Pan Caliente – J. Benito Blanco, 758. 

. Comer em um dos restaurantes da rede La Pasiva famosa por seus panchoschivitos e outras combinações. 

. Para comprar artesanato a dica é o Mercado de Los Artesanos (Plaza Cagancha, 1365), couro e lã na Manos Del Uruguay (San Jose, 1111, Centro). 

. Experimente o vinho tannat, feito de uma uva típica do Uruguai. 

. Tente comer no restaurante El Fogón (Calle San José, 1080), famoso pelas suas parrillas. 

. O 62 Bar (Miguel Barreiro, 3331) é famoso por seus sushis. 

  
NOSSO HOTEL: ARMON SUITES HOTEL – 21 DE SEPTIEMBRE 2885 ESQUINA COM BERRO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário